Acompanhe as perguntas e respostas mais frequentes do problema que afeta milhares de pessoas: a acne.

 

-CHOCOLATE CAUSA ESPINHAS?
Não existem evidências científicas suficientes para afirmar que o chocolate, ou qualquer outro alimento, esteja diretamente relacionado aos quadros de acne. No entanto, uma dieta desequilibrada, com alto teor de açúcar e gordura, além da ingestão, cada vez mais frequente, de alimentos processados, contendo alto teor de produtos químicos e hormônios, pode aumentar a produção das glândulas sebáceas e promover aumento da resposta inflamatória na pele. Uma dieta desequilibrada também pode ser deficiente em nutrientes e vitaminas essenciais para a saúde da pele. 
Voltando ao caso do chocolate, sabemos que os chocolates de contêm alto teor de cacau, são ricos em antioxidantes, e, ingeridos com moderação, pois também são calóricos, são altamente recomendados. Sendo assim, procure evitar os chocolates ao leite e branco.

 

-NO MEU CASO É INDICADO ROACUTAN?
O Roacutan, Isotretinoína oral, é um tratamento antes indicado apenas para casos muito graves de acne. Com o conhecimento atual quanto à eficácia e segurança desse tratamento, passamos a beneficiar mais pacientes. 
A acne é uma doença da pele e deve ser tratada como tal. Ao se indicar um tratamento, deve-se considerar o histórico de tratamentos prévios, a presença de cicatrizes em formação, problemas com a adesão aos tratamentos tópicos por tempo prolongado e o comprometimento da auto-estima.

 

-ROACUTAN (ISOTRETINOÍNA ORAL) É SEGURO?
Existe um certo medo por parte de alguns pacientes ou familiares com relação ao risco de efeitos colaterais.
Os efeitos mais comuns são lábios secos, ressecamento da mucosa nasal, podendo inclusive haver sangramentos em pessoas predispostas, ressecamento dos olhos e da pele em geral. Dor muscular é relatada por quem pratica esportes intensos.
Há contra indicação relativa para quem tem problemas hepáticos ou triglicerídeos aumentados, principalmente. Para avaliar e acompanhar tudo isso é feita avaliação clínica e laboratorial previamente e durante o tratamento.
A contra indicação absoluta para seu uso é gestação, pois o medicamento pode causar malformações graves. Sendo assim, é necessário um acompanhamento rigoroso e associação de métodos contraceptivos altamente eficazes durante e até 30 dias após a suspensão do uso em mulheres.

 

-ROACUTAN CAUSA DEPRESSÃO?
Não há evidências científicas de que esse medicamento cause ou agrave problemas de humor. Essa observação, provavelmente deve-se ao fato de que, inicialmente, esse tratamento apenas era indicado para casos muito graves, comumente associados a quadros de humor deprimido.
O que na realidade observa-se é a melhora do humor, provavelmente relacionada à melhora da aparência e, consequentemente, da auto-estima.

 

-QUANTO TEMPO EU VOU TER QUE TRATAR A ACNE?
O tratamento da acne com uso de medicamentos tópicos (sabonetes, géis) e/ou antibióticos, deve ser prescrito e acompanhado por um dermatologista, que vai modificar o tratamento conforme a necessidade de cada um.
Na maioria das vezes, a melhora demora algumas semanas para ser percebida, sendo comum a interrupção por parte dos pacientes quando ocorre essa melhora, seguida retorno das lesões.
Assim, mesmo que sua pele esteja melhor, como a tendência à acne persiste, é indicado um tratamento de manutenção.

 

– MESMO LAVANDO O ROSTO VÁRIAS VEZES AO DIA A PELE CONTINUA OLEOSA, É NORMAL?
Evite lavar o rosto várias vezes ao dia, pois isso tende a estimular as glândulas sebáceas, causando piora da oleosidade e da acne. Também pode haver ressecamento (perda de água) predispondo a irritações.
Procure lavar o rosto 2 vezes ao dia e com sabonetes adequados à sua pele.

 

-JÁ ESTOU NA IDADE ADULTA E AINDA TENHO ACNE, OU INICIEI COM O QUADRO DEPOIS DE ADULTA, O QUE ESTÁ ACONTECENDO?
Existe um quadro que é chamado acne da mulher adulta. Esse quadro está relacionado ao aumento da produção ou à sensibilidade aos hormônios masculinos (também produzidos pelas mulheres). 
O quadro costuma apresentar lesões mais profundas, avermelhadas e doloridas, geralmente localizadas na região da mandíbula e pescoço.
O tratamento é o mesmo da acne em outras fases, havendo especial benefício com uso de medicamentos antiandrogênicos, como alguns tipos de anticoncepcionais, por exemplo, além de medicamentos com ação anti-inflamatória, peelings e isotretinoína oral, quando indicado.
O tratamento da acne também melhora e previne os sinais do envelhecimento cutâneo.

 

Texto by Silvia Santilli

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *