Você sabia que seu modo de vida e seus hábitos são refletidos na saúde e consequentemente na aparência de sua pele?
A má alimentação é um destes hábitos que podem prejudicar sua pele. Evite açúcar, gorduras e alimentos industrializados, eles podem ser verdadeiros vilões para sua saúde.
O tabagismo também traz grandes problemas para seu bem estar, pele e para a sua saúde.
Com a mudança de alguns hábitos já se torna possível sentir a diferença.
Alimente-se bem
Evite alimentos ricos em gordura e açúcar, estes alimentos aumentam a produção dos chamados radicais livres, grande vilões da saúde das nossas células, causando alterações que favorecem doenças e o processo de envelhecimento.
O excesso de açúcar também está relacionado a um processo chamado glicação de proteínas, o que causa, na pele, destruição do colágeno e acarreta na aceleração do aparecimento de rugas e aumento da flacidez.
Apesar da praticidade, procure não ingerir alimentos processados e congelados (industrializados), pois estes contêm substâncias como nitratos e sulfatos, que são altamente prejudiciais à saúde.
Uma alimentação balanceada, com verduras e legumes variados, cereais integrais, frutas, carnes magras (de preferência peixe ou frango) e ingestão de bastante líquido podem fazer “milagres” pela sua saúde e pela sua pele.
A orientação de um profissional de Nutrição pode ser valiosa, no sentido de diagnosticar problemas e orientar alimentos chamados “funcionais”, que têm a propriedade de contribuir para a manutenção da saúde e diminuir o risco de doenças.
Não fume!
O cigarro, comprovadamente, está relacionado ao envelhecimento precoce. Seus efeitos são comparados ao dano que a exposição solar sem proteção pode causar.
O cigarro faz com que os vasos sanguíneos que nutrem a sua pele se fechem, impedindo, assim, a chegada adequada de oxigênio e nutrientes a ela.
Além disso, as inúmeras substancias químicas e toxicas liberadas pelo cigarro, que são inaladas e dispersadas na corrente sanguínea chegando e todos os órgãos, fazem com que exista um aumento de radicais livres, o que destrói aceleradamente as fibras colágenas e elásticas do organismo.
O ato de fumar também aumenta as rugas ao redor dos lábios e envelhece esta região de maneira acentuada. A pele do fumante vai sofrendo danos que se acumulam com o passar do tempo, tornando-se opaca, flácida, enrugada e acinzentada. A cicatrização também é comprometida e pouco responsiva a tratamentos estéticos.
Texto by Silvia Santilli
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!