A maioria das pessoas já ouviu falar sobre Drenagem Linfática, mas vocês sabem realmente quais os benefícios que ela traz?!

E qual a diferença entre Drenagem e Power Drenagem?! Aprenda mais!

Drenagem Linfática

 O sistema linfático é considerado uma via alternativa de drenagem que funciona em conjunto com o sistema vascular. Os capilares linfáticos retiram dos tecidos as proteínas que os vasos sanguíneos não conseguem retirar. Esse excesso de proteínas forma o edema, que fica mais duro quanto maior a quantidade de proteínas e quanto maior o tempo de duração do edema.

Este mesmo sistema linfático é muito lento, por isso, ele precisa de ajuda externa para melhorar sua eficácia. Essa ajuda pode vir da própria contração muscular, do posicionamento dos membros e também de manobras de drenagem linfática.

Na drenagem linfática corporal, o principal objetivo é aumentar a absorção e eliminação, através dos rins, do excesso de líquido e toxinas acumuladas nos tecidos. E isso acontece pela ação mecânica da massagem, que atua sobre a musculatura esquelética e sobre a motricidade do intestino.

A drenagem também diminui o risco de infecções , pois dessa maneira ele consegue captar e eliminar vírus e bactérias e melhora a nutrição celular. Indicada em casos de celulite e gordura localizada (tratamento e prevenção), problemas circulatórios, edemas posturais, edema da gestação, edema pré- menstrual e em pós-operatórios.

Drenagem Linfática Facial

A drenagem linfática facial é muito indicada em pós-operatórios faciais de cirurgias plásticas como blefaroplastias e liftings, e funcionais, principalmente se houver edema, acne, rosácea e também para rejuvenescimento.

Por tratar-se de uma massagem relaxante, onde a pressão é superficial, de ritmo lento e repetitivo, causa uma sensação de bem estar e relaxamento, auxiliando, inclusive, na melhora de dores como cefaleia, e outras relacionadas à tensão muscular.

Deve-se estar atento, no entanto, às contra-indicações. A drenagem não é indicada, principalmente em casos de tumores malignos, tuberculose, infecções e inflamações agudas, edemas decorrentes de falência cardíaca, hepática ou renal, trombose venosa profunda, flebites e tromboflebites.

Power Drenagem

A power drenagem é uma técnica de massagem modeladora muito conhecida como massagem lipolítica ou lipomassagem. Ela é realizada com manobras vigorosas, rítmicas e rápidas, sendo estas finalizadas com drenagem linfática. Além de modelar a silhueta, é também uma massagem relaxante.

Para que ocorra o deslizamento das mãos do terapeuta são utilizados cremes que contém princípios ativos específicos para celulite e gordura localizada, oxigenando e nutrindo os tecidos ao mesmo tempo em que desintoxicam e melhoram a circulação sanguínea e linfática.

Deve-se respeitar as mesmas contra indicações da drenagem linfática e, devido às manobras serem mais vigorosas, não deve ser feita no pós operatório.
Apesar de ser, por definição, uma massagem mais intensa, é necessário que seja feita por um profissional capacitado, pois, se for intensa demais, pode lesar os capilares linfáticos, que são muito delicados, levando, com o passar do tempo, à uma piora do edema, da flacidez e da celulite. Fiquem atentos, pois equimoses (manchas roxas) não devem ocorrer após uma massagem realizada com técnica adequada.

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *